Chegou a hora de escolher o curso e a instituição da qual você deseja fazer parte. Se você deseja uma vaga em uma instituição publica, a forma de ingresso é utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O SiSU é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet. A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do SiSU ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.
Vamos às instruções passo a passo de como concorrer com sucesso à vaga que você deseja. Até este ano as inscrições seguiam este ritual. É possível que não tenhamos alterações significativas.
1 - O aluno terá que acessar o SiSU com o login e senha fornecidos no momento da inscrição do Enem. O sistema estará disponível entre meia noite em data divulgada pelo MEC.
2 - Ao acessar o SiSU, será aberta uma página para confirmação de dados. Verifique as informações e, caso note algum dado incorreto, altere-o e depois confirme os dados. Certifique-se que o e-mail informado é valido.
3 - Em seguida, pesquise seu curso por cidade e instituição de ensino. No sistema é possível também conferir a quantidade de vagas para ampla concorrência e sistema de cotas.
4 - Escolha dois cursos que pretende concorrer, separando a sua 1ª opção.
5 - Exceto no primeiro dia de inscrições, durante a madrugada o sistema fará o cálculo e divulgará asnotas de corte e a classificação parcial de cada um dos cursos registrados, sempre a partir das 2h da manhã.
6 - Após esse horário, verifique se está abaixo ou acima do ponto de corte nos cursos que se inscreveu. Com essa informação você pode decidir se continua nesta opção de curso ou troca por outra. O ponto de corte varia a cada dia, de acordo com os candidatos que estão competindo às vagas. Pode acontecer de em um dia você estar acima, mas em outro estar abaixo do ponto de corte. Por isso, é aconselhável verificar sua posição todos os dias.
As notas de corte são calculadas de acordo com o peso adotado por cada universidade. Por exemplo, a prova de português do Enem pode valer mais para a carreira de Jornalismo e menos para a de Ciência da Computação. Os pesos também são diferentes para os concorrentes pelo sistema de cotas.
7 – Atenção o em poucos dias o sistema é fechado definitivamente. A primeira lista de aprovados sai menos de uma semana após o fechamento, seguidos das matriculas.
MUITA ATENÇÃO: o candidato aprovado em 1ª chamada no curso de 1ª opção será automaticamente excluído da lista do SiSU, mesmo não fazendo a matrícula. Portanto, se inscrevam apenas nos cursos que realmente desejam se matricular.
8 – Haverá ainda uma segunda convocação seguida de matricula.
9 - Os candidatos não aprovados em nenhuma das chamadas podem participar da lista de espera. As chamadas baseadas na lista de espera são de responsabilidade de cada uma das instituições participantes do SiSU, que poderão divulgar quantas chamadas quiser até uma determinada data.
Fique de olho:
- Em caso de empate nas notas, ficará mais bem posicionado o estudante que tiver tirado a nota mais alta na redação do Enem.
- Para concorrer à segunda chamada não é preciso se cadastrar novamente.
BOA SORTE!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário