terça-feira, 25 de dezembro de 2012

ENEM: Teoria da Resposta ao Item



O novo ENEM, reformulado a partir de 2009, faz uso da Teoria da Resposta ao Item, de forma a garantir a comparabilidade das notas entre diferentes edições. Esta foi a aplicação de maior impacto na divulgação da Teoria da Resposta ao Item.
O que é essa teoria? Como ela pode afetar a sua nota?
A metodologia utilizada na correção do ENEM é a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Ela, além do número total de acertos, leva em conta o nível de dificuldade de cada item. Este nível é estabelecido pelo desempenho geral. Por exemplo, uma questão é considerada difícil se registrou um baixo índice de acertos. Consequentemente, as questões com alto índice de acertos é considerada fácil. Desta maneira, candidatos com o mesmo número de itens corretos podem ter médias finais diferentes.
A aplicação mais frequente da Teoria da Resposta ao Item são as avaliações de habilidades e conhecimentos em Testes de Múltipla escolha. A Teoria da Resposta ao Item, contudo, pode abranger também testes dissertativos além de poder abarcar várias outras áreas onde se deseja obter uma medida indireta de alguma característica, por exemplo: estimar a altura de uma pessoa através de um questionário com perguntas indiretas como "Você costuma abaixar a cabeça ao passar por uma porta?" onde sabemos que as respostas "sim" e "não" estão correlacionadas com a característica a ser medida indiretamente, no caso a altura da pessoa. Outras áreas proeminentes para a aplicação da Teoria da Resposta ao Item são os Testes Psicológicos e questionários em geral, com destaque para questionários que meçam o nível sócio-econômico dos pesquisados.
De um modo geral que “chuta” é penalizado. Porém  se você pecar pela desatenção e não se concentrar nas questões consideradas fáceis e errá-las,  e se concentrar nas difíceis e acertá-las você aos olhos do sistema será considerado chute, assim a sua nota cairá!

Um comentário:

  1. Esse foi o meu caso no ano passado! A minha pontuação acabou ficando bem menor do que eu esperava!

    ResponderExcluir